Projeto da Casa da Cultura vai resgatar história de Jardim Alegre

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 27/09/2019
O pioneiro ou familiar deve se dirigir a Casa da Cultura, localizada na Av. Presidente Tancredo Neves, nº 1192, munidos dos documentos. (Fotos: Ivan Maldonado)

A Prefeitura de Jardim Alegre através da Casa da Cultura vai regatar a história do município através da vivência e dos depoimentos dos pioneiros e familiares.  Para isso, está identificando e cadastrando os pioneiros que chegaram na região no início da colonização e os pioneiros de profissão.   

Conforme o estagiário da Casa da Cultura e historiador Cesar Felipe Cardoso Farias, para realizar o cadastramento, o pioneiro ou familiar deve se dirigir a Casa da Cultura, localizada na Av. Presidente Tancredo Neves, nº 1192, munidos dos documentos.  

Foto por Reprodução

“Muitos deles já faleceram, então estamos tentando regatar junto aos familiares, filhos, netos e bisnetos uma lista com as primeiras famílias que vieram para Jardim Alegre ainda na década de 1940 até 1964 quando da emancipação do município. Esses são considerados os pioneiros da colonização”. 

A Casa da Cultura também vai catalogar os pioneiros de profissão.  “São aquelas pessoas que trouxe para Jardim Alegre uma forma de trabalho, por exemplo,  o primeiro barbeiro, açougueiro, bancário, dentre outros”. 

Mais informações Falar com Ana Paula (43) 99819-0630; Felipe (43) 99936-2069 ou Daiane (43) 99642-0114 ou através do E-mail:  casadacultura@jardimalegre.pr.gov.br


Documentos para o cadastro

Necessário apresentar RG dos pioneiros(as); CPF dos pioneiros(as); Certidão de Nascimento ou Casamento dos pioneiros(as). No caso de pioneiros falecidos levar o Atestado de Óbito. Foto 3x4 dos pioneiros(a) e demais fotos antigas da família de qualquer tamanho para incorporar o cadastro.