Rios do Vale do Ivaí estão com baixo nível de água

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 29/08/2019
Baixo volume das águas, também começa a mostrar rochas que dificilmente aparecem totalmente fora da água (Foto: Ivan Maldonado)

Com pouca chuva nos últimos 60 dias, a seca faz o nível dos rios do Vale do Ivaí baixar de forma preocupante. No Rio Ivaí, sobre a ponte do Porto Ubá, em Lidianópolis, a medição feita ontem era de 0,78 centímetros do fundo, se comparado ao período de cheia, o nível do rio baixou cerca de dois metros.  O baixo volume das águas, também começa a mostrar rochas que dificilmente aparecem totalmente fora da água. 

Historicamente são esperados nos meses de julho e agosto cerca de 200 milímetros de chuva. Porém as precipitações na região foram de apenas 18 mm no dia 15 de julho.  Antes disso, a última chuva na região foi de 21 mm no dia 27 de junho.   

Conforme Marildo de Oliveira, secretário da Associação dos Pescadores do Porto Ubá, a vazão de água no rio está no limite. “De 90 a 1 metro é considerado um patamar bom para pesca. No nível que está agora é preocupante, abaixo de 70 centímetro aí pode dar problema, começa a faltar oxigênio na água. Se o nível baixar mais, além do peixe não crescer ainda há o risco de mortandade”

 Ainda segundo Oliveira, o rio baixo também pode afetar a reprodução dos peixes. “Estamos começando a alertar desde já, com trabalho de conscientização junto aos pescadores. Como o tempo de seca rio começa a baixar demais, e os peixes procuram ficar mais agrupados ou presos em poças se tornando presa fácil. Os pescadores tem que tomar um pouco mais de cuidado, saber agir neste momento de forma consciente, senão os reflexos podem aparecer no futuro”.

O pouco volume de chuva também traz preocupação para os moradores da cidade. No ano passado, nesta mesma pelo menos três cidades da região Godoy Moreira, Lunardelli e São João do Ivaí tiveram dificuldades de abastecimento de água.