Codesi Ivaiporã cobra agilidade na ampliação da rede de esgoto

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 23/08/2019
Rafael Malaguido afirmou que as obras de rede de esgoto serão iniciadas em 2020 (Foto: Ivan Maldonado)

A convite do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã (Codesi), o novo gerente geral da Região Nordeste da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Rafael Malaguido participou ontem (22), em Ivaiporã, de uma reunião com lideranças políticas, empresários e população em geral. 

Na pauta, a implantação da rede coletora de esgoto, hoje Ivaiporã tem apenas 14% dos domicílios atendidos pelo sistema. Em 2015  a Sanepar renovou o contrato com Ivaiporã que previa a ampliação de 12 para 85% da rede de esgoto até 2027 e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),  dentre outros.

Mauro Merigue, presidente da ACISI e do Codesi cobrou do novo presidente urgência na ampliação da rede de esgoto.  “Com relação ao abastecimento de água não temos o que reclamar, o nosso problema é com a rede de esgoto. Temos promessas de governos passados e até agora nada foi feito. Hoje Ivaiporã está atrasadíssimo, cidades muito menor que a nossa tem 90% de rede implantada”.

Ainda segundo Merigue, a situação de esgoto na cidade é gravíssima. “As fossas hoje são muito antigas com riscos de desmoronamento, e com a lei não permitindo construir novas fossas estamos de mãos atadas. Mas, estamos confiantes, que com novo governo e com a vinda do Rafael Malaguito, daqui a um ano possamos estar comemorando os avanços”.  

Malaguido se mostrou sensível aos problemas, e relatou que a Sanepar tem garantido recursos para a construção de uma nova ETE e ampliação da rede de esgoto. “Nós vamos entrar agora com um processo licitatório, aonde vamos ampliar a rede de esgoto de Ivaiporã de 14% para 60% com obras para se iniciar agora em 2020, onde serão aplicados quase R$ 50 milhões. Não é mais um sonho, nós temos questões legais é claro, prazos a serem cumpridos, mas a licitação correndo tudo bem, temos previsão de meados de março iniciar as obras”, afirmou. 

Ele explicou que a Sanepar também realiza um novo projeto de obras para Ivaiporã, em função de uma nova demanda do IBAMA. “Nós tivemos que adaptar todas as nossas ETEs para parâmetros que o IBAMA considera ideal.  Então hoje, a Sanepar tem uma filosofia muita clara de excelência no que diz respeito a água potável. E essa mesma excelência, a partir dessa nova gestão também está inserida no processo de esgoto”. 

O vice-prefeito Ilson Gagliano, que na oportunidade representava o prefeito Miguel Amaral disse que a reunião foi muito produtiva. “A gestão anterior tinha assinado contrato com a Sanepar e não vinha sendo cumprido. Já estamos no atraso na primeira fase, era para estarmos com 33% das obras concluídas, e essa reunião foi fundamental para reafirmamos o compromisso”, disse Gagliano.

Também marcaram presença na reunião o ex-prefeito Luiz Carlos Gil, o gerente da regional da Sanepar em Apucarana Luiz Carlos Jacovassi, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã, Luiz Carlos Favarin, dentre outras autoridades.