O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, conferiu o andamento da obra de construção da Praça Japão, que terá programação especial de inauguração com o 1º Festival Japonês. A Praça Japão será inaugurada, na sexta-feira, dia 16 de agosto, às 18h00. E, no sábado, dia 17, a programação continuará com apresentações culturais, barracas gastronômicas e espaço destinado às crianças.
Miguel Amaral estava acompanhado dos diretores dos Departamentos Municipais de Cultura (Amanda Amaral Rafael), Obras (Bruno Montoro), Meio Ambiente (Alaercio Bufalo) e Esporte (Edgar Aguiar) – além dos membros da direção da Aceni (Associação Cultural Esportiva Nikkei de Ivaiporã).
Durante a visita o prefeito parabenizou o empreiteiro Fernando Matias – proprietário da empresa Campos Verdes, pela execução da obra, e a equipe do Departamento Municipal de Obras pela dedicação ao projeto de construção da Praça Japão. “Trata-se de uma homenagem à colônia japonesa que reside no Paraná e uma forma de incentivar a cultura japonesa e o turismo temático no município”, declarou Miguel Amaral.
O presidente da Aceni, Sunao Yotsumoto, se mostrou surpreso com os detalhes da Praça Japão, uma vez que visitou a obra apenas no início dos trabalhos. “A diretoria da Aceni irá se reunir para definir a melhor forma de cuidar da Praça Japão, cuja obra surpreendeu pela qualidade e detalhes”, informou Sunao Yotsumoto.
O espaço público terá minimuseu, lago de carpas coloridas, iluminação nipônica, bancos e portais com paisagismo de acordo com a cultura japonesa.
Segundo o responsável pela execução da obra, Fernando Matias, serão colocadas 150 carpas coloridas, na próxima semana, com o objetivo de observar o comportamento dos peixes. “Foram construídas 2 cascatas para garantir o oxigênio adequado das carpas coloridas”, informou Fernando Matias.
O 1º Festival do Japão será realizado pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio dos Departamentos Municipais de Cultura, Obras, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio, e pela Aceni.