Desde ontem (5), voluntários da Copel em todo o Paraná estão mobilizados pela disseminação de orientações para a prevenção de acidentes com choque elétrico na comunidade, a ação faz parte da XIII Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica.
Nos 18 municípios da área de abrangência da Agência de Atendimento da Copel de Ivaiporã os profissionais da empresa irão conversar sobre os riscos da energia e medidas importantes a serem tomadas para evitar os acidentes em canteiros de obras, cooperativas, lojas de materiais de construção e maquinários agrícolas, além das escolas.
No Paraná, em 2018 foram registrados 36 acidentes por choque com a população, sendo 60% das ocorrências identificadas na zona rural e na construção civil. Em Ivaiporã nos últimos três anos, foram registrados três acidentes com energia elétrica com pintores de parede, dois deles acabaram morrendo.
Segundo Marcia de Oliveira, gerente da agência da Copel, para o setor a Cipa de Apucarana confeccionou um panfleto direcionado especialmente aos pintores. “Vamos estar visitando as obras, entregando os panfletos e conversando sobre as medidas serem tomadas para evitar os acidentes. Os panfletos também estão à disposição desses profissionais, em lojas de tinta e materiais de construção”, relata Marcia.
As orientações das cartilhas e folhetos distribuídos será reforçada por mensagens de rádio e nos postos de atendimento da Companhia. O gerente de Segurança do Trabalho da Copel, Alessandro Maffei da Rosa, destaca que a informação é o primeiro passo para a prevenção de acidentes: “A segurança é uma premissa para a Copel, e a campanha nos ajuda a compartilhar esse cuidado com toda a população, estimulando o comportamento seguro”, define.