Cerca de 20 pessoas participaram do I Roteiro de Turismo Rural, realizado nesta segunda-feira em Cambira. O passeio - que durou quase o dia todo - apresentou belezas naturais, gastronomia e produtos feitos pelos moradores locais, com objetivo de fortalecer o setor rural na região.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Devanilde Alves Arias, conta que os donos das propriedades rurais participantes passaram por treinamento durante o curso de turismo rural, que já existe há três anos em Cambira. Segundo ela, neste ano, houve maior incentivo para oportunidades de negócio, com orientações para planejamento e implantação de restaurantes.
"Hoje estamos apresentando um dos roteiros que foi criado neste curso, possibilitando maior acolhida no meio rural. Agora, a nossa proposta é o curso de roteiro, trilhas e caminhadas ecológicas", comenta.
A programação contou com café rural, visitas a agroindústrias, restaurante rural, e por fim, a Cachoeira do Marimbondo, no Sítio Santa Rita, na Estrada da Palmeirinha.
Para a produtora rural, Marcilene Sales, o projeto incentivou o empreendedorismo naquela região, e possibilitou que ela desenvolvesse seu projeto para a construção de um pesqueiro e um restaurante rural. "Minha família tem um lote de terras na região e tive ideia de criar um pesqueiro. E com o curso de turismo rural, que estou participando desde o ano passado, começamos a tocar o projeto que inclui um restaurante", comenta.