Pacientes recebem sangue incompatível após terem bolsas trocadas durante transfusão em hospital

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 25/03/2019
Pacientes recebem sangue incompatível após terem bolsas trocadas durante transfusão em hospital

Dois pacientes tiveram as bolsas de sangue trocadas durante uma transfusão realizada no Hospital São Rafael, em Rolândia. O caso aconteceu durante o fim de semana e os pacientes precisaram ser transferidos ás pressas ao Hospital Universitário (HU), em Londrina, por conta de uma reação. 

Foi o filho do aposentado Panfílio Visqueti, 80 anos, que percebeu a troca. O idoso estava internado por conta de uma infecção urinária e precisou de uma transfusão de sangue tipo A+. Ele dividia o quarto com José Volpato, 60 anos que enfrenta um câncer no pulmão e precisou de uma transfusão de sangue tipo B+, pois estava com anemia. 

O filho de Visqueti percebeu que o pai e o outro paciente estavam tremendo muito e verificou que as bolsas de sangue estavam trocadas. O rapaz chamou o médico que encaminhou os dois pacientes para o HU em Londrina. 

O Hospital São Rafael emitiu nota esclarecendo que os dois pacientes tiveram uma reação após receberem transfusão do tipo sanguíneo errado. Contudo, destacou que o médico plantonista agiu de forma rápida, realizando todos os esforços para o restabelecimento dos pacientes. A direção do hospital afirmou que abriu sindicância para apurar o acontecido e tomar as devidas providências.