A Prefeitura de Ivaiporã está implantando rampas de acesso a calçadas. A medida visa facilitar a mobilidade de cadeirantes, mães com carrinhos de bebês e pessoas idosas na área central da cidade.
A implantação das rampas cumpre normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e acata a orientação do Ministério Público.As rampas foram implantadas na área onde se concentra a maioria dos comércios e agências bancárias, e são utilizadas também por pedestres.
De acordo com a Lei Federal 5296 de 2004 – Artigo 15, no planejamento e na urbanização das vias, praças, logradouros, parques e demais espaços de uso público, deverão ser cumpridas as exigências dispostas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT. O prefeito Miguel Amaral (PSDB) informa que a meta é expandir o número de rampas no município. “As cidades precisam facilitar a mobilidade e Ivaiporã não foge à regra”, reconheceu Miguel Amaral.
RECAPE
Além das rampas, algumas vias da área central de Ivaiporã estão ganhando obras de recape. Equipes da Prefeitura atuam em pontos como Avenida Brasil e Ruas Francisco Jacob Goedert e Cornélio Procópio.
“A Prefeitura também está executando a obra da ciclovia, na Vila Nova Porã, e da pista de caminhada – próxima ao córrego Pindaúva, e irá iniciar obra de pedras irregulares em outras áreas dos distritos do Jacutinga e Santa Bárbara.
Por outro lado, os serviços com pedras irregulares estão em fase de conclusão, no distrito do Alto Porã, nas Ruas Jacutinga, Canário e Sabiá”, exemplificou o diretor do departamento de Obras, Bruno Montoro