UEL elege novo reitor com 67% dos votos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 12/04/2018
Novo reitor da UEL foi eleito com 67% dos votos - Foto: Reprodução/Agência Estadual de Notícias

A Chapa Supera UEL, composta pelos professores Sérgio de Carvalho (reitor) e Décio Sabbatini (vice-reitor), foi eleita na quarta-feira (11), com 67,27% dos votos válidos - o correspondente a 5.321 votos de estudantes, professores e servidores técnico administrativos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O resultado foi oficializado pouco depois das 2 horas da madrugada desta quinta-feira (12), no Ginásio João Santana, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), quando terminou a apuração das 41 urnas.

A outra chapa, formada pelos professores Ronaldo Baltar (candidato a reitor) e Zilda Andrade (vice-reitora), totalizou 32,27% dos votos válidos (1.952 votos). Os brancos e nulos somaram 286 votos. Participaram da votação 7.559 votantes, de um total 24.853 estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos. A abstenção foi de mais de 47% do total do colégio eleitoral.

Logo após a confirmação do resultado, o reitor eleito afirmou que a vitória foi consequência da aprovação da mensagem transmitida durante os mais de 20 dias de campanha. Ele disse que percorreu todos os Centros de Estudos e demais estruturas para levar propostas e ouvir a comunidade universitária. "Vamos dar ênfase em um trabalho para que a comunidade possa estar no centro das decisões da reitoria", afirmou Sérgio de Carvalho. O vice-reitor eleito, Décio Sabbatini, ressaltou que foi a primeira vez que participou de uma campanha eleitoral, uma experiência que o aproximou dos problemas sentidos pela comunidade. "Entendemos que a UEL é um patrimônio da sociedade, que precisa ser cuidado", definiu.

A votação ocorreu durante toda a quarta-feira em clima de tranquilidade, segundo a presidente da Comissão Eleitoral, professora Eliana Aparecida Bueno. Ela explicou que até a sexta-feira (13) pretende entregar o ofício com o resultado oficial do processo eleitoral, caso não ocorra anormalidade, como pedidos de recontagem de votos ou impugnações de urnas.

A partir deste procedimento, a Reitoria submeterá o resultado final ao Conselho Universitário, responsável pela elaboração da lista tríplice, que deverá ser submetida à Governadora Cida Borguetti para a nomeação. O novo reitor e vice-reitor da UEL assumem o comando da Universidade em 10 de junho.

Com informações da Agência UEL