Cadastramento biométrico inicia na Comarca de São João do Ivaí

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 02/10/2017
Prefeitos da Comarca foram os primeiros a fazer o cadastro biométrico (Foto: Divulgação)

O cadastramento biométrico dos eleitores de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira começou nesta segunda-feira (02). A juíza da comarca, Andréa de Oliveira Lima Zimath, e o chefe do cartório eleitoral, Juliano Junior Silvério, realizaram a abertura oficial dos trabalhos, aproveitando a presença dos prefeitos da Comarca.

Os prefeitos Fábio Hidek Miura (São João do Ivaí), Reinaldo Grola (Lunardelli) e José Gonçalves (Godoy Moreira), foram os primeiros a fazer o cadastramento biométrico. “Estamos aqui para incentivar a nossa população a se regularizar com a Justiça Eleitoral. É muito rápido o processo”, destaca o prefeito de Lunardelli.

Segundo a juíza, a biometria é um sistema mais seguro que dará ainda mais credibilidade ao processo eleitoral. "Com essa modernização, as chances de fraudes são quase nulas. É muito importante que a população vá até o cartório eleitoral para o cadastro biométrico", incentiva.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência recente em seu nome e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. “Temos capacidade de atender dezenas de pessoas ao mesmo tempo. Quem não quer enfrentar fila, pode agendar seu atendimento pela internet”, assinala.

O agendamento é feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR): https://www.tre-pr.jus.br. O cidadão deve clicar no menu Eleitor e escolher a opção Agendar Atendimento ao Eleitor.

Deverão comparecer ao cartório 16.803 eleitores da Comarca, sendo 9.506 de São João do Ivaí, 2.945 de Godoy Moreira e 4.352 de Lunardelli.

Na região, o recadastramento biométrico também é realizado nas comarcas de Arapongas e Jandaia do Sul. Marilândia do Sul e Ortigueira já concluíram a revisão. 

META ATINGIDA

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná já registrou a marca de 1.834.566 eleitores recadastrados biometricamente no Estado apenas este ano. Isso representa exatos 90,46% da meta prevista pelo Tribunal Superior Eleitoral para 2017, faltando ainda dois meses e três semanas para o término do prazo de revisão. Para o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, Presidente do TRE-PR, “os números só confirmam os motivos pelos quais nosso Tribunal é destaque nacional em eficiência, dedicação, responsabilidade e resultados”.