Região gera novos empregos pelo oitavo mês consecutivo

Autor: Da Redação,
sábado, 23/09/2017
Setor de confecção apresenta recuperação e impulsiona números de Apucarana | Foto: Sérgio Rodrigo

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os cinco maiores municípios da região criaram, juntos, 217 novas vagas de emprego em agosto deste ano. Com isso, estas cidades já somam oito meses de criação de empregos. No acumulado do período, já são quase 1,7 mil novos postos de trabalho em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal. 

A cidade que mais gerou empregos no mês de agosto foi Arapongas. O município mostra recuperação após dois meses seguidos de números negativos. Foram 140 novos postos de trabalho criados, com destaque para o setor moveleiro. Os cinco cargos com maiores saldos de emprego foram alimentador de linha de produção (97), estofador de móveis (19) e auxiliar de escritório (19).

O resultado é melhor do que em julho, quando o saldo ficou negativo em 28 vagas. Em junho, foram menos 38 vagas. No acumulado do ano, Arapongas gerou 461 novos empregos. Boa parte do saldo positivo da região é puxado pelo desempenho de Apucarana. No somatório de janeiro a agosto, foram 1.068 novos postos de trabalho gerados. Em agosto, mais um resultado positivo com saldo de 46 vagas, um desempenho melhor do que o mês anterior, de 27 empregos.

Com 42 vagas criadas, o cargo de costureiro é o que mais cresceu no mês de agosto. Auxiliar de escritório vem em segundo, com 23 vagas, seguido por alimentador de linha de produção, com 19.

A Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo, explica que os números mostram que o setor tem apresentado uma retomada. “Estamos voltando a crescer. Ainda é em ritmo lento, mas não dá para não dizer que este é um sinal positivo. Como tivemos muitas demissões nos últimos anos, estão havendo recontratações”, comenta.

(Leia a reportagem completa nas edições digital e impressa da Tribuna do Norte)