Comissão da Câmara investiga denúncia em Rosário do Ivaí

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 15/09/2017

Em sessão realizada quarta-feira (13) à noite, a Câmara de Rosário do Ivaí aprovou a formação de uma Comissão Processante (CP) para investigar denúncia de desvio de funções que estaria ocorrendo no quadro de funcionários da Prefeitura. A denúncia foi protocolada pelo servidor público Onivaldo Donizete Ramos e acatada em plenário por seis votos a favor, com o registro de três abstenções.

A denúncia é a de que o prefeito Ilton Shiguemi Kuroda (PSC) estaria deslocando servidores de determinados cargos efetivos para exercer outras funções também em diferentes áreas.Por sorteio, a CP ficou assim constituída: Valdecir Garcia Marques (PSDB), presidente; João Antônio Mercer Ribas (PTB), relator; e Áureo da Silva Ramos (PMDB), membro. A comissão vai notificar o prefeito para fazer sua defesa em cinco dias. 

Segundo o presidente da Casa, Osmiranou Siqueira (PT), comissão terá 90 dias para apurar os fatos e concluir relatório pela absolvição do prefeito ou sua cassação, o que será decidido pelo plenário.O prefeito Kuroda disse considerar a denúncia e sua aceitação pela Câmara um fato puramente político. 

“Eu sou um prefeito que está incomodando alguns políticos de Rosário do Ivaí, o que não existia antes”, afirmou, assinalando que tem a população do seu lado. Ele diz que muitas pessoas foram ao seu gabinete  para prestar-lhe apoio e solidariedade. Alguns lhe teriam dito que se houver processo de cassação vão colocar cerca de 500 pessoas na Câmara para evitar este desfecho.

O prefeito admite que tem deslocado algum funcionário daqui e dali para outras funções em virtude da falta de profissionais. Ele observa que a gestão anterior fez concurso público e ninguém conseguiu passar no cargo de motorista e tratorista, por exemplo. “A administração municipal não pode parar, eu tenho que me virar com o que tenho”, assegura, observando que não está fazendo nada de errado que venha comprometer seu mandato.