Polícia retira 180 sacos de terra da cadeia de Ivaiporã

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 15/02/2017
​Cerca de 6 metros cúbicos de terra foram retirados da cadeia. Foto: Ivan Maldonado

Cerca de 6 metros cúbicos de terra foram retirados na terça-feira (14) da carceragem da Cadeia Pública de Ivaiporã. A terra foi retirada do chão da unidade na última tentativa de fuga, no último dia 3, quando presos cavaram um túnel de aproximadamente 10 metros. Para a retirada de cerca de 180 sacos de 60 quilos de terra – o totaliza mais de 9 toneladas -, os agentes contaram com a colaboração dos próprios detentos, que ensacaram a terra que estava dentro da cadeia.

De acordo com o delegado Gustavo Dante, da 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã, a terra estava dentro de uma das celas, nas proximidades onde o túnel foi cavado. “Infelizmente isso aí se tornou uma rotina e tem prejudicado a Polícia Civil no sentido de realizar um trabalho a altura para a população”, relata Dante. No ano passado, foram duas fugas por túnel e outras três tentativas similares. 

“Hoje a parte mais frágil da nossa carceragem é o piso, isso tem facilitado as constantes tentativas de fugas. Até temos solução, para reforçar o piso, mas aguardamos a transferência de pelos menos 25 condenados para que as obras sejam iniciadas”, comenta Dante.De acordo com Jair Burato, presidente do Conseg de Ivaiporã, com o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores, o conselho já adquiriu todo o material para a reforma na carceragem, o concreto usinado e as chapas de aço galvanizado para o reforço do piso da carceragem. Até a mão de obra já foi contratada, porém, o conselho aguarda a remoção dos 25 detentos para o início das obras. “Nossa parte está pronta desde novembro, mas não temos tido a contrapartida das autoridades. Até parece que estão esperando uma fuga em massa ”, reclama Burato.