Grupo de teatro com apucaranense é barrado em Londres

Autor: Da Redação,
terça-feira, 24/08/2010
Grupo antes de embarcar para Londres

Nove atores brasileiros que fariam uma apresentação teatral neste final de semana na Inglaterra foram barrados pelo Departamento de Imigração no Aeroporto de Heathrow, em Londres, e obrigados a retornar ao Brasil. Apenas um ator, com passaporte espanhol, entrou.

O grupo Teatro na Curva, cuja atriz apucaranense Mariana Blanski, de 25 anos, faz parte, existe há oito anos e é tradicional na cena underground de São Paulo. Os atores chegaram à capital inglesa na segunda-feira. Eles apresentariam uma peça no festival Camden Fringe, que emitiu uma carta de convite e informou ao grupo que isso era suficiente.

Ao mostrar passaportes, dinheiro, o convite e comprovar que tinham hospedagem, passaram por revistas, em alguns casos com "força excessiva", dizem os atores.

Os nove - sete homens e duas mulheres - foram "fichados", fotografados e tiveram registradas as impressões digitais.

"Senti-me humilhado e tratado como criminoso", afirma o ator Celso Melez, de 30 anos. Isso sem contar a perda dos valores pagos nas passagens, obtidos pelos atores por meio de festas e rifas. A apresentação era uma oportunidade de os artistas mostrarem o trabalho no exterior. Não receberiam nada por isso.

A justificativa do Departamento de Imigração, segundo Melez, foi que o festival não tinha a permissão necessária que liberasse os atores de documentos como visto de trabalho.

Os atores também se queixam do comportamento dos oficiais ingleses. "Eles falavam de forma natural, como se fossem nos liberar a qualquer hora. Diziam que eram trâmites", afirma a atriz Mariana Blanski. À noite, eles foram escoltados até o avião. Quando tentaram procurar o Consulado brasileiro em Londres, já era tarde.

O Itamaraty informou que investiga o caso.