Justiça determina reintegração de posse de fazenda em Borrazópolis

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/06/2015

A justiça determinou na segunda-feira (24/06) a reintegração de posse da Fazenda Ilha, no município de Borrazópolis. Na última sexta-feira (19/06), a propriedade foi invadida por um grupo, composto por cerca de 200 famílias de trabalhadores rurais sem-terra, aliado à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O documento para reintegração de posse foi entregue por um oficial de justiça na segunda-feira, com apoio da Polícia Militar (PM). Os integrantes do movimento têm 48 horas para deixar o local. 

“Vamos ficar e esperar o prazo acabar e ver se vão cumprir a ordem. Não vamos sair até o documento chegar com todo o batalhão”, assegura o integrante do movimento Neri José Dezan.

O agricultor salienta que as famílias têm interesse em fixar assentamento na fazenda que tem aproximadamente 450 alqueires de terra. “A terra não é fértil mas não há produção, apenas criação de cerca de 100 cabeças de gado. Nós só queremos um pedaço de chão para fazer a vida, para produzir e trabalhar”, assinala Dezan afirmando ainda que existem débitos relacionados a propriedade.

O caseiro da propriedade, José Dantas, afirma desconhecer a existência de dívidas envolvendo a propriedade. “Até onde eu sei a fazenda não tem dívidas e está tudo cento”. Ele também desmente que a terra seja improdutiva, informando que uma parte da propriedade (45%) está matriculada como reserva legal averbada do Instituto das Águas do Paraná (IAP). “A fazenda ainda tem 130 alqueires de soja e milho plantados, além da criação de gado. A terra é produtiva até demais”, conclui.