Sem-terra permanecem em fazenda invadida em Borrazópolis

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 29/01/2015
Vária equipes da polícia foram ao local para fazer um levantamento da situação - Foto:

A Polícia Militar (PM) de Borrazópolis confirmou nesta quinta-feira (29) que o grupo de agricultores sem-terra que invadiu a fazenda “Ilha”, mais conhecida como “Fazenda João Alemão”, no Bairro Laranja Doce (já nas proximidades da PR-272), na zona rural do município de Borrazópolis, permanece no local.

Conforme a PM, os sem-terra chegaram à propriedade em cinco veículos e um ônibus. Vária equipes da polícia foram ao local para fazer um levantamento da situação.  A PM relatou que a família que mora e administra a propriedade teria sido mantida refém durante cerca de duas horas, mas depois acabou liberada. 

Chorando, a esposa do administrador afirmou que passou momentos de muito medo.  A polícia recebeu informação que o MST estaria liderando os trabalhadores, mas um dos agricultores que falou em nome dos demais, disse que eles eram do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), ligado a CONTAG- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

A fazenda pertencia a Hans Jurgen Boyskov, que era conhecido como “João Alemão”. Ele faleceu deixando a herança para sua filha Anita Boyskov. Segundo informações da PM, a fazenda já sofreu, no passado, embargos decorrentes de execução fiscal relacionada a supostas dívidas, fato que é negado pelos representantes da proprietária do imóvel rural, que deve pedir a reintegração de posse.


OUTRA INVASÃO – Na semana passada, trabalhadores sem terra ocuparam a Fazenda Arapongas, que fica em Jardim Alegre. Os invasores também permanecem no local.