Idoso é preso com 23 armas em Faxinal 

Autor: Da Redação,
sábado, 17/01/2015
Foto: Ivan Maldonado

Denúncias anônimas levaram a Polícia Civil de Faxinal a encontrar e apreender ontem pela manhã um verdadeiro arsenal com armas de vários calibres, munições, pólvora, apetrechos para recarga das armas, entre outros objetos.

O aposentado Davi Vieira, de 75 anos, foi preso e vai responder pelo crime de posse irregular de arma de fogo e munição de uso restrito do exército (art. 16 – lei 10.826/Estatuto do Desarmamento).  Foram apreendidos dois fuzis (um calibre 44 e outro calibre 22), 12 pistolas, oito revólveres, uma arma de 'monotiro' com sete canos de diversos calibres e milhares de munições, muitas deflagradas, também de diversos calibres. 

De acordo com informações do delegado Gustavo Dante, que responde provisoriamente pela Delegacia de Faxinal, a operação cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz da Vara Criminal de Faxinal, Guilherme Aranda Castro dos Santos.  Segundo Dante, as investigações tiveram início após várias denúncias anônimas.

O idoso estaria efetuando disparos no interior do quintal da casa dele, no centro de Faxinal. “Investigamos o caso, representamos pela expedição do mandado de busca e hoje (ontem) pela manhã fomos à residência, onde, para nossa surpresa, encontramos um grande arsenal”, conta. 

Conforme o delegado, o detido alegou que era colecionador, no entanto, não apresentou a documentação que comprove a autorização para ter posse do arsenal. “É uma pessoa idônea na cidade, sem passagens pela polícia. Informalmente, ele disse que era colecionador e tinha autorização do Exército Brasileiro. Porém, não apresentou a documentação referente a isso, nem registro das armas, nem autorização dessas munições”.  O delegado ressalta ainda que as armas e munição serão periciadas e enviadas ao Exército Brasileiro. “Davi foi autuado em flagrante. Ele correu um risco muito grande em manter essa quantidade de armas na residência. Devido ao poderio de fogo, ele era um ‘prato cheio’ para muitos bandidos”, completa Dante.