Folia de Reis ganha apoio da Prefeitura de Ivaiporã

Autor: Da Redação,
terça-feira, 06/01/2015
Folia de Reis ganha apoio da Prefeitura de Ivaiporã - Foto: Ivan Maldonado

Folia dos Santos Reis, uma festa religiosa que celebra o nascimento de Jesus Cristo e o momento que Três Reis Magos foram visitá-lo, é uma das maiores tradições populares da cultura de Ivaiporã. Mesmo antes de o município obter a emancipação política e administrativa, em 1961, a Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira já percorria as ruas da cidade relembrando a caminhada dos Santos Reis. A atuação do reisado foi reconhecida a partir deste ano, com a inclusão no calendário oficial da cidade.

A prefeitura também apoia a iniciativa cedendo um ônibus para o transporte dos foliões. Os foliões levam música em vários pontos da cidade e também na zona rural. “Desde 1959, quando iniciamos a caminhada, é a primeira vez que a cultura da Folia de Santos Reis recebe um reconhecimento oficial. Por isso, estamos muito felizes e agradecidos”, destaca a presidente da companhia, Helena Aparecida Teixeira Boscardin. 

De acordo com a tradição cristã, o dia 6 de janeiro é aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita dos reis. Por isso, o encerramento da caminhada ocorre hoje, a partir das 16h30, na capela da Diaconia Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte.

OUTROS ESTADOS - Uma das características da Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira é a grande participação de foliões de diversas cidades do Paraná e também de outros estados.  É o caso do comerciante de Apucarana, Antônio Casagrande, que há 30 anos deixa seus afazeres nos primeiros seis dias do ano para participar da festa em Ivaiporã.

“Eu cancelo todos meus compromissos nesses dias. Tanto eu como as pessoas de minha família se dedicam apenas à festa dos Três Reis Magos”. A participação de Casagrande é tão efetiva que para o próximo ano ele vai ocupar o cargo de festeiro (coordenador da festa). 

O ex-jogador do Coritiba e Atlético Paranaense, Alexandre Luz, também é folião e participa da Folia de Reis todos os anos. “A paixão e o amor que temos por essa folia é sem dimensão. Isso faz com que eu venha (de Curitiba) todos os anos e participe do reisado durante os seis dias consecutivos”.