​Radionovela desperta para a leitura alunos de escola de Kaloré

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 11/12/2014
Em 2015, o projeto será ampliado com a construção de uma rádio dentro da escola para a produção de novos trabalhos, além de incentivar a participação de outros alunos - Foto: Divulgação

A radionovela, sucesso das rádios brasileiras entre as décadas de 1940 e 1960, foi resgatada pelo Colégio Estadual Abraham Lincoln, do município de Kaloré, para desenvolver o hábito da leitura entre os estudantes. Aplicado nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, o projeto “O conto fantástico para o letramento literário: uma ferramenta para a formação do leitor competente/crítico” foi desenvolvido pela professora Leila Aparecida Keller durante o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), concluído em 2013.

Para chamar a atenção dos estudantes, a professora propôs uma releitura das obras do escritor goiano José Veiga, com adaptações para radionovelas, que foram gravadas e transmitidas nas rádios da região. Segundo a professora, o rádio é o principal veículo de comunicação em cidades pequenas e esse foi um fator motivacional para eles participarem. “Além disso, conseguimos despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelo teatro, conseguimos também resgatar um pouco da cultura das rádiosnovelas”, lembrou.

Os resultados não demoraram a aparecer. Novos hábitos de leitura, melhora na escrita, oralidade, participação em sala de aula e nas notas. A escolha do trabalho surgiu após uma pesquisa com os estudantes na qual foram diagnosticadas quais ferramentas poderiam contribuir para despertar o hábito da leitura, escrita e melhorar a oralidade e o senso crítico. “Eles não tinham o hábito da leitura e a pesquisa apontou que o estilo do conto fantástico, com um narrativa fictícia e crítica, despertava mais o interesse deles”, contou Leila.

Para a aluna Pietra Porto Alves, 12 anos, a radionovela foi a oportunidade de mostrar aos colegas, familiares e comunidade o resultado do trabalho que foi produzido em sala de aula durante um mês e meio. “Foram muitos dias de ensaio, leituras e adaptações. Agora o resultado final está disponível para todos”, disse Pietra.

Amanda de Cássia Dias, 13 anos, aproveitou o trabalho para superar a timidez e melhorar a oralidade. “Achei legal porque somos tímidos e com o projeto tivemos a oportunidade para superar timidez e mostrar o nosso trabalho para várias pessoas”, afirmou.

Em 2015, o projeto será ampliado com a construção de uma rádio dentro da escola para a produção de novos trabalhos, além de incentivar a participação de outros alunos. Somente nesse ano foram produzidas oito releituras adaptadas para o rádio. As atividades foram desenvolvidas no contraturno escolar.