Cerejeiras florescem e dão novo colorido à cidade

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 23/06/2010
Cerejeiras às margens do Lago Jaboti em Apucarana

Bela e passageira, a florada da cerejeira-ornamental – “sakura” - árvore símbolo do Japão, já se tornou um dos símbolos de Apucarana e todos os anos é ansiosamente aguardada pela cidade e até mesmo por moradores da região, que nos finais de semana aproveitam para convergir à cidade, passear e conferir a alegre paisagem propciada pela espécie.
 

Relata a história, que em Apucarana a florada teve início com o plantio de 100 mudas pelo Matsumikai (Associação dos Idosos da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana - Acea), na época presidida por Hatsuishi Kinoshita. Atualmente, é praticamente impossível prescisar o número exato de exemplares, que se multiplicou em milhares.
 

O cultivo e plantio é encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, que utiliza a espécie para recomposição da arborização urbana, parques, praças e também para atender cidadãos interessados em ter um exemplar em seu quintal ou propriedade rural.
 

Vistas em poucos locais do Brasil devido sua refinada exigência de adaptação, esta árvore floresce apenas uma vez ao ano. Por isso, vale a pena sempre registrar, como fez o fotógrafo da prefeitura, Edson Denobi Caldeira.