Jandaia busca melhorias no trevo da BR 376

Autor: Da Redação,
terça-feira, 19/08/2014
Trecho de cruzamento com a linha férrea é frequentemente local de acidentes - Foto: Delair Garcia

A Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul realizou hoje pela manhã uma reunião de gabinete com o objetivo de discutir soluções para o trecho da BR-376, na entrada do município - no ponto de cruzamento com a linha férrea. Acidentes de trânsito, envolvendo composições ferroviárias são frequentes no local.

De acordo com o prefeito de Jandaia do Sul, Dejair Valério, a América Latina Logística (ALL), a VIAPAR e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná) foram convocados para a reunião de modo a discutir uma solução para melhorar a segurança no local. Mas, representantes dos órgãos, não compareceram. “Estamos tentando resolver a situação antes que outros acidentes ocorram, mas infelizmente os órgãos responsáveis não deram esclarecimento. As faixas de domínio da BR-376 e da linha férrea não são de responsabilidade do município, logo devemos recorrer a medidas externas. Há hipóteses de mudança para o local como redutores de velocidade, novos semáforos e até a criação de uma trincheira que poderia melhorar o fluxo de veículos, mas, não temos como resolver a situação sem ajuda” comenta o Prefeito Dejair Valério.

A reunião havia sido marcada para as 10h. Até às 10h40min nenhum representante dos órgãos convocados havia comparecido.

Para comerciante Wesley Costa, de 45 anos, além dos acidentes, outros problemas como o barulho dos trens passando pela cidade também são motivo de transtorno aos moradores. “Perto da segunda entrada de Jandaia, na região central, o barulho dos trens causa muito transtorno aos moradores... Durante a madrugada de três a quatro trens chegam a passar no local, o que causa grande incômodo”, cita Wesley Costa.

O TNonline tentou entrar em contato com a assessoria da ALL e da VIAPAR. Até a manhã nenhuma delas havia sido contatada.