Queimadas voltam a exigir mais trabalho dos Bombeiros

Autor: Da Redação,
domingo, 22/08/2010
Queimadas deixam bombeiros de Apucarana em alerta

A frequência das queimadas (incêndios em vegetações) aumentou e continua incomodando a moradores de vários bairros de Apucarana neste final de semana. A população sofre as consequências, principalmente com problemas de saúde, geralmente respiratórios.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, capitão Hermerson Saqueta,  o atendimento desse tipo de ocorrência pode aumentar ainda mais. "Isso em razão das atuais condições climáticas, pois o frio e o sol ressecam a vegetação, que fica mais suscetível a esse tipo de ocorrência", o capitão Saqueta.

"Além do poder público, as pessoas também devem fazer a sua parte. Os agricultores não são os únicos responsáveis por atear fogo. Quem joga bitucas de cigarros inadvetidamente, queima o lixo no fundo do quintal ou "limpa" o terreno baldio com fogo tem a mesma responsabilidade", avalia Saqueta.

Segundo o capitão Saqueta,  a população não pode ser conivente com esse tipo de crime ambiental, pois também é vítima. "É preciso agir, colaborar com o governo é o mínimo que cada cidadão pode fazer para ter um Estado melhor para viver", completou o comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana.