Maringá sedia Campeonato Brasileiro Júnior de Ciclismo

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 15/05/2014

A cidade de Maringá, no noroeste do Paraná,  mais uma vez será a sede do Campeonato Brasileiro Júnior de Ciclismo de Pista, que acontece entre os dias 27 de maio a 1 de junho. O evento é uma organização da Confederação Brasileira de Ciclismo, em parceria com a Federação Paranaense de Ciclismo (FPC) e apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Maringá tem alcançado grande destaque na modalidade ciclismo. Tanto é que o velódromo tornou-se o centro de treinamento oficial da seleção brasileira de pista atraindo atletas de todo o Brasil.

Nesta competição estarão reunidos atletas das categorias júnior, juvenil e infantojuvenil de vários estados sendo considerado um dos principais eventos do calendário nacional que conta pontos para ranking nacional. Trata-se de um evento fundamental para a revelação de novos talentos e possíveis representantes nas Olimpíadas de 2016 e 2020. Só para ter uma ideia, atletas como Gabriela Yumi,  Wellyda Rodrigues e Flavio Cipriano, que integram a seleção brasileira de Pista, foram revelados no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Maringá. Eles fazem parte do Projeto de Classificação Olímpica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

confira também

O Campeonato Brasileiro, que  começa oficialmente na segunda-feira (dia 26) com a realização do congresso técnico, será dividido em três etapas: Pista, Estrada e Contrarrelógio. As provas no Velódromo vão acontecer entre os dias 27 e 30 de maio, enquanto as provas de Contrarrelógio e Estradas serão no fim de semana, 31 de maio e 1 de junho, no Condomínio Jardins de Monet, na BR 376 (entre KM 166 e 167) e na Avenida Nóbrega, esquina com JK, ao lado do Country Clube (Bosque II), respectivamente.

O diretor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo, Francisco Cusco Florêncio, destaca a importância do campeonato para se conhecer uma nova geração de atletas e perceber quem tem capacidade e talento para seguir se desenvolvendo. “É o tipo de evento que fortalece as categorias de base do ciclismo brasileiro, o que é muito importante. Vamos acompanhar de perto o desenvolvimento desses ciclistas”, afirmou Florêncio.