Nasce a Orquestra do Festival de Rolândia

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 19/12/2013
Nasce a Orquestra do Festival de Rolândia - Imagem - Divulgação

A Matriz de Rolândia deverá ficar novamente lotada para uma apresentação musical, agora para o Concerto de Natal e a estreia da orquestra da cidade. Deu tão certo o Festival de Música de Rolândia, com a terceira edição realizada neste ano, que uma orquestra e um coro com seu nome acabam de nascer. É a Orquestra e Coro do Festival de Música de Rolândia, com grande estreia através do concerto a ser realizado neste domingo (22), às 21 horas, na Igreja Matriz de Rolândia.

orquestra começou a ser formada a partir de um diálogo entre o maestro Ricardo Prado, reconhecido internacionalmente, e Rogério Carnasciali, produtor executivo do festival. “O maestro, que a convite nosso veio do Rio de Janeiro para uma palestra dirigida a professores, pedagogos e diretores de escola, disse, após conhecer o Festival de Música de Rolândia, que ele deveria ter a sua orquestra.

Respondi que aceitaríamos o desafio, desde que ele fosse o maestro. Foi assim que, em 15 dias, nasceu a Orquestra e Coro do Festival e Música de Rolândia”, afirma Carnasciali. Com o auxílio do maestro adjunto Vitor Gorni e de outras pessoas do meio, foram arregimentados músicos e cantores de toda a região. O resultado desse trabalho poderá ser conferido no concerto de domingo, que inclui peças de Bach, Vivaldi, Mozart e Haendel, entre outros (veja a programação em anexo).

“O Paraná ganha mais uma orquestra e coro, inclusive com 14 apresentações já programadas para o ano que vem”, acrescenta Carnasciali. Para ele, assim como o Festival foi abraçado pela cidade, a Orquestra e Coro também passarão a ser patrimônio cultural de Rolândia e da região. “A cada ano, o Festival amplia seus públicos, aprofunda seus debates e propõe mais ambiciosas experiências de beleza e de alegria. No ano de sua terceira edição, o Festival de Música de Rolândia está orgulhoso por ter incluído em sua pauta a ‘Educação pela Música’ e de lançar, com este Concerto, a Orquestra que Rolândia já sonhava ter.

A Orquestra que Rolândia merece”, afirma Carnasciali.O concerto está sendo realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, Viapar, Vancouros, Supermercado Locatelli, Governo do Paraná e Prefeitura de Rolândia. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura de Rolândia e realização do Ministério da Cultura/Governo Federal.

Saiba mais sobre o maestro Ricardo Prado

Maestro Ricardo Prado: currículo de quem está habituado a desafios através da música . Aluno de Camargo Guarnieri e John Neschling, Ricardo Prado, o maestro titular e diretor artístico da Orquestra e Coro do Festival de Música de Rolândia, aos 25 anos já havia conquistado importantes prêmios internacionais de composição. Carioca, ncentivado por Isaac Karabtchevsky, de quem foi o mais jovem assistente na Orquestra Sinfônica Brasileira, iniciou uma bem sucedida carreira de regente, com incontáveis primeiras audições locais, nacionais e internacionais. 

Criou a orquestra Opus Rio de Janeiro e, como convidado, regeu importantes orquestra do Brasil, América Latina, EUA e Europa. Foi diretor artístico e musical de dezenas de espetáculos e séries de concertos, além de curador de exposições e edições. Como escritor, é autor da série literária “Trilhas da Música”, já com 12 títulos dedicados a crianças e adolescentes. Atuou na imprensa, colaborando com os jornais O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, O Globo e Jornal do Brasil. Criou e dirige o Programa Repertórios, de música nas escolas, desde 2008. 

PROGAMA

Marc-Antoine CHARPENTIER (1643 - 1704)

Prelúdio do Te Deum 

Antonio VIVALDI (1678 -1741)

Concerto em dó maior para dois trompetes 

Solistas: Cícero Cordão e Maurílio Teles

Allegro

Largo

Allegro

Johann Sebastian BACH (1685 – 1750)

 Ária da Suíte nº 3

 Jesus Alegria dos Homens

Antonio VIVALDI (1678 -1741)

Gloria 

Wolfgang Amadeus MOZARTE (1756 - 1791 ) 

Ave Verum Corpus 

George Friedrich HAENDEL (1685 - 1759)

For Unto Us a Child is Born 

Halleluja 

 Amen

Vários AUTORES

Arr. Vítor Gorni

Suíte Natalina 

PRIMEIROS VIOLINOS: 

Nildo Rocha Baía (spalla) 

Marco Aurélio 

Otávio Bogado 

Johanny Veiga Barbosa 

Rodrigo Salvadego 

SEGUNDOS VIOLINOS: 

Flávio Collins Costa

André Mattos 

Rafael Regílio 

Ibsen Fahir 

VIOLAS: 

Daniel Salvadego 

Patrícia Moura 

Edivan Cecílio 

VIOLONCELOS: 

Rosemery Taques de Oliveira 

César Augusto de Aquino 

Jéssica Otonielle 

CONTRABAIXOS: 

Fernando Almeida 

André Mendes 

OBOÉ: 

Danielle Cristina de Oliveira Kreling 

TROMPETES: 

Cícero Cordão

Maurílio Teles

TÍMPANOS: 

José Marcello Dias Casagrande 

SOPRANOS:

- Monique kodama

- Hylea Ferraz

- Mirian Hosokawa 

- Flávia Striquer

CONTRALTOS:

- Mariana Sella

- Thabata Alvarenga

- Daiane Salema

- Gisela Strass

TENOR:

- Isaque Ribeiro

- Fernando Magre

- Daniel Sebrian

- Christopher Whitt

BARÍTONO:

- Saulo Rosseau

- Melquiades Arcoverde

- Thiago Barcelos

- Edivaldo Souza