Ivaiporã se mobiliza contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 24/05/2013
Ivaiporã se mobiliza contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Alunos de escolas estaduais e municipais, profissionais de saúde, professores e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de acadêmicos do curso de Serviço Social da UEM, participaram da passeata que encerrou a semana de preparação para o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado recentemente.

Os manifestantes se concentraram na Praça Padre Ives Gueguen, em frente à Igreja Bom Jesus, e saíram em passeata pelas principais avenidas da cidade. Eles portaram faixas e cartazes objetivando chamar a atenção para a necessidade de a sociedade combater esse tipo de crime.

Conforme a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Lumi Hashimoto, estatísticas apontam que 90% dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes acontecem no âmbito familiar e são praticados por membros da família ou pessoas próximas a vítima. Por esse motivo é importante que principalmente professores e profissionais da saúde estejam atentos as característica de vítimas de abuso e possam fazer a denúncia aos órgãos competentes dos casos suspeitos.

confira também

As atividades voltadas ao dia 18 de maio tiveram início com uma palestra realizada na Câmara de Vereadores de Ivaiporã e proferida pela professora da UEL, Maria Nilvane Zanella. Nos outros dias foram realizadas nas escolas municipais e estaduais oficinas relacionadas ao tema visando principalmente fazer com que as crianças possam se prevenir dos casos de abuso.  A mobilização deve ter continuidade, esta semana, quando o trabalho será realizado nos três distritos de Ivaiporã. “O objetivo é chamar a atenção da população para que possa denunciar mais casos, ensinar as crianças a prevenir o abuso e entender o que significa o ato”, relatou Lumi Hashiomoto.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ione Albuquerque Muchuiti, afirmou que a mobilização realizada em Ivaiporã foi muito importante, uma vez que conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema. “Queremos colocar na cabeça das pessoas que criança não foi feita para ser violentada ou abusada, e pretendemos dar continuidade as ações não apenas nesta data, mas realizar um trabalho permanente junto às escolas para conscientizar ainda mais os professores e alunos”, declarou.

A ação foi idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a colaboração da UEM, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e Sesc.


Fonte: Paraná Centro