Curso abre oportunidade para aprendizes em Apucarana

Autor: Da Redação,
domingo, 26/07/2009

Os 25 alunos selecionados para compor a primeira turma do projeto Menor Aprendiz em serviços operacionais para supermercados e seus respectivos pais ou responsáveis, participaram na noite desta quinta-feira (23/07), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, de um encontro de lançamento oficial da proposta, que já inicia com atividades nesta segunda-feira (27/07).

O curso compreenderá 11 meses de atividades. Teoria às segundas, terças e quartas-feiras e atividades práticas às quintas e sextas-feiras, destaca o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). Além de garantir que o aprendiz esteja matriculado na rede regular de ensino, o empregador deverá registrar e remunerar o aprendiz - idades entre 14 e 24 anos - com 50% do salário-mínimo. A carga horária de atividades semanais - teóricas e práticas - não poderá ser superior a 20 horas, complementa Miguel Luiz Vilas Boas, diretor do Departamento Municipal de Oportunidade de Negócios.

Uma iniciativa da Secretaria da Indústria, Comércio e Agricultura, através da Escola da Oportunidade, o programa que abre oportunidade para menores aprendizes conta com envolvimento direto do SENAC e Delegacia Regional do Trabalho de Londrina (DRT/Londrina), com parcerias da secretarias da Juventude, Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Entre as disciplinas que serão passadas teoricamente no curso ministrado pelo SENAC em Apucarana vão estar: cidadania, administração, saúde e segurança no ambiente de trabalho, redação empresarial e comercial, relações humanas e técnicas de comunicação, informa o engenheiro Ivo Gilberto Martins, secretário Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura.