Termina a rebelião na Casa de Custódia em Maringá

Autor: Da Redação,
terça-feira, 13/09/2011

A rebelião com cerca de 500 presos da Casa de Custódia em Maringá (PR) foi controlada por volta das 10h30  desta terça-feira (13), segundo a Secretaria da Justiça, Cidadania e dos Direitos Humanos (Seju).

A confusão começou às 13h de segunda-feira (12) com os presos que estavam na galeria dois. Um agente penitenciário foi feito refém por mais de 21 horas, amarrado com uma corda e  ameaçado com uma barra de ferro. Outros dois detentos também foram mantidos reféns nesta manhã. Em negociação, a Seju afirmou atender a exigência de transferência de 23 detentos para Curitiba.
 

Além da questão da transferência, os detentos reclamavam da demora no andamento dos processos, de maus tratos e da comida.

Antes da rebelião
Cinco presos fugiram da CCM antes da rebelião. A fuga ocorreu por volta das 2h e só foi percebida às 6h30, quando os policiais realizaram a contagem diária dos presos. Os detentos fizeram um buraco na laje e teriam fugido pelo telhado. Inaugurada em 2008, a CCM tem 912 presos que estão distribuídos em 18 galerias.