Redução do ICMS reflete no preço de medicamentos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 02/04/2009

A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que entrou em vigor nesta quarta-feira (1º) no Paraná, já pode ser notada nas prateleiras de algumas farmácias do Estado. A rede de farmácias Nissei anunciou na televisão, em horário nobre, a sua redução de preços. De acordo com um dos gerentes da farmácia, Alexander Gonçalves, uma série de medicamentos teve queda de 6% nos preços a partir dessa medida.

A baixa de preços é feita em cima da tabela do Preço Máximo Cobrado, que recebemos dos laboratórios. Em todo o Brasil, os remédios sofreram um aumento de 5,9%. Em contrapartida, no Paraná, nós tivemos uma redução do imposto sobre os medicamentos de 18% para 12%. Já repassamos essa redução aos nossos consumidores, explica Gonçalves. De acordo com o gerente, além dos medicamentos, também foram reduzidos os preços de alguns cosméticos e itens de higiene que são comercializados na farmácia.

Ao todo, o governo tirou o ICMS de 95 mil itens em todo o Estado e nós já repassamos isso ao nosso consumidor. Alguns já sentiram essa diferença de preços, mas ainda é muito recente. Temos que esperar mais alguns dias para avaliar o impacto que essa medida vai ter sobre nossos clientes, finaliza.