Sergio Moro vira réu em ação movida por deputados do PT

Autor: Da Redação,
terça-feira, 24/05/2022
Sergio Moro vira réu em ação movida por deputados do PT

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) moveram uma ação popular contra o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), na Justiça Federal do Distrito Federal. As informações são do blog da Julia Duailibi, do G1. 

De acordo com os parlamentares petistas, Moro deve ressarcir os cofres públicos por alegados prejuízos causados à Petrobras por sua atuação na Lava Jato. Até o momento, não foi definido um valor inicial de indenização. 

Na petição inicial, os autores da ação — os deputados Rui Falcão, Erika Kokay, Natalia Bonavides, José Guimarães e Paulo Pimenta — alegam que, durante sua atuação como juiz da Lava Jato, Moro teve "condutas atentatórias ao patrimônio público e à moralidade administrativa, as quais tiveram severos impactos na economia do país e em sua estabilidade democrática e institucional."

Os deputados também afirmam na petição que "os desvios de finalidade, os excessos e abusos" cometidos ao longo da operação Lava Jato produziram "um cenário de desarranjo econômico de altíssimo custo social em nosso país."

A princípio, a petição foi protocolada no dia 27 de abril e recebida nessa segunda-feira (23) pelo juiz Charles Renaud Frazão de Morais, que determinou a citação de Moro. 

A informação foi revelada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta terça-feira (24).

Outro lado

Sergio Moro sobre despacho do juiz sobre ação popular do PT: “A ação popular proposta por membros do PT contra mim é risível. Assim que citado, me defenderei. A decisão do juiz de citar-me não envolve qualquer juízo de valor sobre a ação. Todo mundo sabe que o que prejudica a economia é a corrupção e não o combate a ela. A inversão de valores é completa: Em 2022, o PT quer, como disse Geraldo Alckmin, não só voltar a cena do crime, mas também culpar aqueles que se opuseram aos esquemas de corrupção da era petista.”