O ministro da Casa Civil, Rui Costa, embarcará para São Paulo nesta segunda-feira, 16, para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na capital paulista após ter recebido alta hospitalar no domingo, 15. De acordo com a assessoria de imprensa do ministro, Rui retornará ainda hoje para Brasília.
A expectativa é de que o chefe da Casa Civil viaje para São Paulo antes das 13h. "Ele retorna para Brasília ainda hoje. O horário do retorno dependerá do andamento da agenda na capital paulista", afirmou a assessoria.
Nesta manhã, Lula recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo. No encontro, Haddad passou ao presidente um quadro detalhado sobre os projetos que estão em tramitação no Congresso, com ênfase na reforma tributária e no pacote de contenção de despesas. Ele disse que mostrou um panorama da situação de cada medida, tanto no Senado quanto na Câmara, para que o chefe do Executivo possa agir, caso julgue necessário.
O presidente está em São Paulo desde a semana passada, quando foi operado às pressas na madrugada da última terça-feira, 10, após sentir dores de cabeça. Uma ressonância magnética identificou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em outubro. Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma e a um procedimento endovascular para impedir novos sangramentos.
O petista teve alta ontem e deverá ficar em sua casa em Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste da capital paulista, até a quinta-feira, 19, para acompanhamento da saúde e conferência da cicatrização da cirurgia. "Posso voltar a trabalhar normal", disse o presidente em coletiva de imprensa.