Na manhã desta sexta-feira (25), durante a Operação Discalculia, a Polícia Federal encontrou R$ 72 mil em espécie na residência de um assessor do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). A operação visa desarticular um grupo suspeito de desviar recursos da cota parlamentar e de falsificar documentos para criar uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
📰 LEIA MAIS: Mais 2 homens são presos em flagrante por furto de fios em Apucarana
Segundo as investigações, o esquema teria como objetivo destinar verbas parlamentares para essa Oscip. A ação mobiliza cerca de 60 policiais federais para o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF) e em diversas cidades de Goiás, como Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia.
Os crimes investigados incluem associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos e peculato-desvio. A operação foi batizada de Discalculia, em referência ao transtorno de aprendizagem com números, devido à falsificação na Ata de Assembleia da Oscip, com data retroativa a 2003, período em que os supostos membros fundadores teriam entre 1 e 9 anos de idade.
Com informações do Metrópolis