O governo liderado pelo presidente Lula está planejando adquirir uma variedade de medicamentos, incluindo alguns de tarja preta, para abastecer o posto médico da Presidência e serem utilizados nas viagens presidenciais. As compras, formalizadas através de duas atas de registro de preços pela Secretaria de Administração da Presidência, abrangem uma ampla gama de itens, como antipsicóticos, antidepressivos, e remédios para insônia e artrite.
📰 LEIA MAIS: Jovem morre após acidente no contorno novo de Jandaia do Sul na BR 376
No primeiro edital, com um valor estimado de R$ 106,6 mil, estão listados 69 itens, incluindo diazepam, fenobarbital, alprazolam, Valaciclovir para tratamento de herpes, além de antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, remédios para hipertensão arterial e analgésicos. O segundo edital, orçado em R$ 68 mil, contempla medicamentos como quetiapina, haloperidol, midazolam e zolpidem, entre outros.
Esses medicamentos serão destinados à farmácia da Coordenação de Saúde da Presidência da República, disponíveis para uso no posto médico presidencial e também para acompanharem as viagens do presidente, conforme as necessidades estabelecidas.
Os editais justificam que a compra é essencial para garantir o atendimento na Cosau, afirmando que não adquirir esses medicamentos poderia comprometer os cuidados de saúde, obrigando a transferência dos pacientes para unidades de saúde externas, o que resultaria em custos elevados para a Presidência.
Com informações do Metrópoles