Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, gravou um vídeo em que aparece algemado e diz que vai entregar uma chave para cada senador da CPI da Covid para que possam prendê-lo, caso não aceitem o que ele falar. Hang vai prestar depoimento nesta quarta-feira (29). A convocação dele foi aprovada na semana passada.
No vídeo em que provoca a CPI, ele aparece com uma camiseta verde em que se lê: "O Brasil que queremos só depende de nós". Ao fundo, há uma televisão com a imagem dele ao lado do presidente Jair Bolsonaro, além de outra do vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que faz oposição ao governo federal. Hang comenta uma reportagem de TV:
— O repórter pergunta: tem a possibilidade de deixar o Luciano falar o que ele quer? Pessoal, estou indo à CPI com coração aberto. Gentileza gera gentileza. Respeito gera respeito. Eu quero que eles façam as perguntas e eu tenha todo tempo do mundo para responder. Eu tenho tanto tempo, toda quarta-feira vai estar disponível. Eu trabalho 24 horas por dia. Então eu vou ter todo o tempo do mundo. Se por acaso eles não aceitarem o que eu vou falar, para não gastar dinheiro com algema, já comprei uma algema. Vou entregar uma chave para cada senador. E que me prendam — disse Hang.
Hang é apoiador de Bolsonaro e defensor do tratamento precoce com remédios comprovadamente ineficazes para Covid-19. A convocação dele foi pedida pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL). Na sessão de quarta-feira da semana passada, Renan defendeu a necessidade de ouvi-lo. Entre outros pontos, a cúpula da CPI destacou que ele participou de discussões sobre tratamento precoce. No dia seguinte, a convocação foi aprovada.
— Eu considero que o depoimento é importante. É um empresário importante, membro destacado do gabinete paralelo. Temos conversas dele que são absurdas sob qualquer contexto — disse Renan na quinta.
Na semana passada, em nota à imprensa, Hang disse ter recebido com tranquilidade a convocação e estar disposto a esclarecer qualquer questionamento. "Será um prazer estar presente e falar de todo o trabalho que nós fizemos, visando ajudar no enfrentamento da pandemia, buscando auxiliar na saúde do povo brasileiro e também na economia", diz trecho da nota.
Com informações: Jornal Extra