Gonet defende que executivos do X falem à PF sobre ataques de Musk contra Moraes

Autor: Rayssa Motta (via Agência Estado),
terça-feira, 09/04/2024

O procurador-geral da República Paulo Gonet sugeriu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobre esclarecimentos dos representantes legais da rede social X sobre a promessa do empresário Elon Musk, dono da empresa, de liberar contas suspensas por ordem judicial.

Em manifestação enviada nesta terça-feira, 9, ao STF, Paulo Gonet afirma que considera "pertinente" que os representantes do X no Brasil sejam ouvidos pela Polícia Federal para esclarecer se algum bloqueio foi levantado e, em caso afirmativo, apontar quem deu a ordem e quais contas foram reativadas.

"O Ministério Público Federal entende pertinente que os representantes legais da rede 'X' no Brasil sejam ouvidos para esclarecer se o Sr. Elon Musk detém, nos temos dos estatutos da empresa, atribuição para, sponte sua, determinar a publicação de postagens na rede referida e se o fez, efetivamente, com relação a perfis vedados por determinação judicial brasileira em vigor", diz o parecer enviado ao STF.

O que a PGR quer saber:

- Se algum perfil no X bloqueado por ordem da Justiça brasileira foi reativado;

- Se houve alguma ordem interna para levantar as restrições judiciais e de quem o comando partiu;

A lista de eventuais contas reativadas.