O governo federal decidiu revogar nesta quarta-feira (15) a medida de monitoramento das movimentações financeiras, incluindo o Pix. A situação deu o que falar nas redes sociais.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, reagiu à decisão do governo Lula. “15/01 – Grande dia 👍🏻🇧🇷”, publicou o parlamentar.
A expressão usada pelo parlamentar mineiro é uma referência a uma postagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) feita em 24 de janeiro de 2019, que viralizou e desde então é usada em contexto político tanto pela direita quanto pela esquerda. “Grande dia”, publicou o perfil de Bolsonaro na época, sem contexto algum. No mesmo dia, porém, o ex-deputado federal Jean Wyllys, do PSol, anunciava que renunciava ao mandato e deixava o Brasil.
Decisão do governo federal
Devido à repercussão negativa e uma onda de fake news, o governo Lula decidiu recuar em relação às novas regras para o Pix.
Em conversa com a imprensa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o governo editará uma medida provisória (MP) para garantir que o Pix não será taxado.
"A MP equipara pagamento com PIX a pagamento em dinheiro", disse o ministro.
"Nós não queremos contaminação de fake news para discutir o que está na lei. Quer discutir o texto de lei, vamos discutir. Mas inventar pretexto para querer mais uma vez manipular a opinião pública e deixar dúvida no ar enquanto tramita a medida provisória", completou Haddad.
O secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, disse na tarde desta quarta-feira (15) que a medida gerou pânico na população por conta das fake news. "Nos últimos dias pessoas inescrupulosas distorceram um ato da Receita, causando pânico. Apesar de todo nosso trabalho, esse dano é continuado. Por isso, decidi revogar esse ato", disse.