Alencar reclama de 'juro alto' durante visita de Mantega

Autor: Da Redação,
domingo, 26/12/2010

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, visitou hoje o vice-presidente da República, José Alencar, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Alencar está internado desde a última quarta-feira. Segundo Mantega, durante a meia hora da visita, os dois conversaram sobre economia e o vice-presidente voltou a reclamar da alta taxa de juros do País, queixa que se tornou uma marca pessoal dele ao longo dos oito anos do governo Lula.


"Eu o ouvi falar das questões importantes do País, com toda a lucidez e disposição que o moveu por todos esse anos", assinalou Mantega. Por conta disso, o ministro disse acreditar que Alencar participará da cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro. "Não conversei com os médicos, mas o filho dele (Josué Gomes) disse que ele deve ter condições de estar na cerimônia de posse", afirmou Mantega. Na impressão do ministro, a recuperação de Alencar "está sendo boa". Entretanto, os médicos do vice-presidente ainda não confirmaram se o estado de saúde dele permitirá sua presença na posse.


Mantega destacou o papel de Alencar no governo Lula, ressaltando que, ao longo dos últimos oito anos, ele exerceu a função de vice de maneira ativa e participante e, que por conta disso, queria concluir sua missão, comparecendo à posse de Dilma. "O Alencar ajudou na eleição do Lula. Por ser um empresário, deu a confiança que talvez o Lula não tivesse naquele momento", disse Mantega.


O ministro da Fazenda também se mostrou agradecido pelo elogio de Alencar sobre a escolha de seu nome para seguir à frente do Ministério no governo Dilma. "O elogio, partindo de quem veio, que é uma pessoa que entende muito de economia, é um empresário bem-sucedido e é um senador, me deixa muito feliz", disse Mantega, ressaltando que Alencar foi um grande amigo ao longos desses últimos anos e que teve uma grande participação do governo Lula.


Mais cedo, a assessoria de imprensa do hospital Sírio-Libanês informou que não houve alteração do quadro clínico do vice-presidente de ontem para hoje e que seu estado de saúde permanece estável. Alencar não apresenta mais hemorragia e a equipe médica continua realizando tratamento clínico, o que inclui a hemodiálise. O vice-presidente segue internando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.