Eleitor tem até terça para regularizar título

Autor: Da Redação,
domingo, 30/04/2017

O eleitor, que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, tem até o dia 2 de maio, ou seja, na próxima terça-feira, para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após essa data, os eleitores nessa condição que não estiverem regulares correm o risco de ter o título cancelado automaticamente.Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o País quase dois milhões de eleitores (1,8 milhão) estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições.

Em Apucarana, o Fórum Eleitoral das 28ª e 179ª zonas eleitorais, que abrangem Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi, não têm números oficiais de quantos eleitores estão nesta situação. Isto porque, em função da biometria, que passou a vigorar na última eleição, o sistema eletrônico da Justiça Eleitoral não separa quem deixou de votar nas últimas três eleições e quem teve o título cancelado por não comparecer ao cartório para fazer a biometria. 

Outros que não fizeram a biometria também já regularizaram sua situação.Na Comarca de Arapongas, que incluem os eleitores de Arapongas e Sabáudia, ou seja, a 61ª e a 180ª zonas eleitorais, 1.391 eleitores que não votaram nas últimas três eleições ainda não haviam regularizado sua situação até final desta semana. São 1.341 em Arapongas e 46 em Sabáudia.Segundo Wagner dos Santos Ferreira, técnico judiciário da 61ª Zona Eleitoral d Arapongas, nos últimos dias o movimento de eleitores tem aumentado no cartório, com a presença de 100 por dia. No entanto, a maioria são pessoas à procura para fazer título novo ou mudança de domicílio eleitoral. São poucos os que comparecem para regularizar sua situação por não terem votado nas últimos três eleições.

Últimos dados do TSE apontam que Apucarana tem hoje 87.486 eleitores, Arapongas tem 82.280 e Sabáudia, 5.756 eleitores.A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.


O QUE LEVAR

Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral por meio de pesquisa na aba Eleitor no link “Consulta por nome”, entre outros tópicos, localizada na barra verde superior da homepage do Portal do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.