Site pessoal de futura primeira-dama de SP sofre ataque de hackers

Autor: Da Redação,
domingo, 09/10/2016

GUILHERME ZOCCHIO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O site pessoal da futura primeira-dama de São Paulo, Bia Doria, mulher do prefeito eleito João Doria (PSDB), sofreu um ataque virtual neste domingo (9). Na aba "obras" da página, onde estaria uma seleção de realizações dela, que é artista plástica, aparecia tela preta com uma notícia de 1991, veiculada pelo "Jornal do Brasil", e outras mensagens.

A notícia afirma que Doria foi obrigado pelo Tribunal de Contas da União a devolver verba pública relativa ao período em que foi presidente da Embratur.

Em nota à Folha, o prefeito eleito declarou que considera o ataque uma "invasão de privacidade, condenável e injustificável". "Aqueles que promoveram esta agressão não compreendem que um dos maiores valores da democracia é o respeito pelas pessoas."

O coordenador de comunicação da campanha de Doria, Daniel Braga, afirmou que a página da artista plástica já foi retirada do ar. Ele também afirmou que o ataque aconteceu após sucessivas tentativas de invasão ao site do prefeito eleito nos últimos dois dias.

Segundo o coordenador, foram 110 tentativas na última sexta-feira (7) e outras 160 no sábado (8), todas barradas. Braga afirmou ainda que ainda não conseguiu descobrir a fonte dos ataques e que a partir de agora irá reforçar a segurança das páginas na internet ligadas ao prefeito eleito.

O ataque ao site ocorreu após a publicação de entrevista de Bia Doria na Folha neste domingo (9). Na reportagem, ela disse desconhecer lugares importantes da cidade de São Paulo, como o Minhocão.

A página publicada pelos hackers ainda continha um vídeo com uma entrevista que Doria, então candidato a prefeito, deu à TV Globo falando sobre uma disputa na Justiça envolvendo uma propriedade dele em Campos do Jordão (SP).