Russomanno quer recriar 'Rota' da Guarda Civil Metropolitana

Autor: Da Redação,
sábado, 01/10/2016

ARTUR RODRIGUES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (PRB) disse neste sábado (1º) que vai recriar a Rota da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que existia na década de 1990 na gestão de Paulo Maluf (PP).

"A Romu, que são as rondas ostensivas municipais, amparado na lei que dá poder de polícia preventiva, vai voltar", disse Russomanno, em agenda de campanha em Santo Amaro (zona sul de SP). "Serão viaturas com quatro guarda civis metropolitanos".

A Romu foi criada por Paulo Maluf em sua gestão como prefeito, de 1993 a 1997.

Conhecido pela frase "vou botar a Rota na rua", ele criou uma imitação da tropa de elite da PM. Os guardas usavam sobretudos e boinas, como os PMs da Rota, além de carros parecidos.

O modelo de uma guarda com atuação similar à PM foi copiado por várias cidades da Grande SP. Nesses locais, essa atuação gerou vários confrontos com policiais que julgavam que os guardas-civis estavam invadindo sua área de atuação.

Nos mandatos que se seguiram, cada prefeito tentou transformar a GCM na cara de sua gestão.

Na gestão de Gilberto Kassab (PSD), a GCM focou na fiscalização de camelôs. Quando Fernando Haddad (PT) assumiu, deslocou os guardas para os parques e praças.

SEGUNDO TURNO

O candidato afirmou também estar confiante de que chegará ao segundo turno. "Nessa segunda eleição estou mais experiente. A campanha foi ótima, a gente andou por toda a cidade, zona sul, zona leste, zona oeste. Trabalhamos bastante, ouvimos as pessoas."

Russomanno também afirmou que sua gestão será focada em parceria com o cidadão para fiscalizar as empresas, por meio de aplicativos. Citou exemplos de companhias de limpeza e também de concessionárias que não tapam direito os buracos de obras pelas ruas da cidade.

"Sem a parceria com morador, cidadão, associações comunitárias fica muito difícil fiscalizar. Quando você chama as pessoas é mais fácil", disse.