Candidato a prefeito tem carro atingido por tiros no interior da Bahia

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 29/09/2016

JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O prefeito e candidato a reeleição na cidade de Presidente Tancredo Neves (255 km de Salvador), Balbino Mota (PV), teve o carro atingido por tiros nesta quarta-feira (28).

Segundo a Polícia Civil, o veículo do prefeito foi atingido por dois tiros quando passava pelo distrito de Ouro Preto, zona rual da cidade, onde participaria de um ato de campanha.

Nenhum dos membros da comitiva do prefeito foi atingido pelos tiros, mas o motorista perdeu o controle do carro, que acabou chocando-se contra um barranco.

Após o acidente, o prefeito sentiu-se mal e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, cidade vizinha.

O delegado de Presidente Tancredo Neves, Cláudio Gonzalez, afirma que a polícia ainda não identificou o autor nem a motivação dos disparos.

"São várias possibilidades. Ainda não dá para dizer se foi um crime político ou uma tentativa de assalto", afirma. O prefeito ainda não presto depoimento à polícia.

SEMANA VIOLENTA

Trata-se do quarto caso de violência contra candidatos durante campanha política nesta semana que antecede as eleições municipais.

Também quarta-feira, o vice-governador de Goiás, José Eliton, e o candidato à Prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB) sofreram um ataque a tiros durante a tarde, em carreata pela cidade.

Gomes, que já foi prefeito da cidade, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. José Eliton, também secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, recebeu ao menos dois disparos no abdômen.

Em Cuiabá (MT), um candidato a vereador pelo PT do B teve seu pai morto em uma caminhada de campanha. Segundo a SESP (Secretaria de Segurança Pública), o candidato Julio Cesar Maia Pereira, conhecido como Julio da Power, fazia campanha pelas ruas do bairro quando sofreu uma tentativa de roubo.

Ao menos dois homens, armados, em uma moto exigiram que ele entregasse uma pulseira de ouro. Testemunhas disseram à polícia que Custódio Alves Pereira, 58, pai do candidato, teria reagido ao roubo e o ladrão disparou vários tiros.

O pai do candidato foi baleado e levado a um hospital da região, onde morreu. Julio da Power foi baleado no peito e no braço e encaminhado a um hospital, onde permanece internado.

Uma criança de 12 anos e um adulto também foram feridos, mas a SESP não informou o estado de saúde deles nem o hospital que foram atendidos.

Na segunda-feira (26), o presidente da escola de samba Portela e candidato a vereador pelo PP, Marcos Vieira de Souza, 52, conhecido como Falcon, foi morto a tiros dentro de seu comitê de campanha, em Madureira, zona norte do Rio.