Nome da nova operação, 'acarajé' significa dinheiro de propina

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 22/02/2016

LUCAS LARANJEIRA
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Denominada Acarajé, a 23ª fase da Operação Lava Jato -deflagrada na manhã desta segunda-feira (22)- tem esse nome porque o termo foi utilizado por alguns investigados como referência ao dinheiro em espécie para pagamento de propina.
Outra palavra, "pixuleco", também tinha esse significado e foi o nome dado à 17ª fase da operação, em agosto do ano passado.
Segundo os procuradores, o "acarajé" era entregue por Maria Lúcia Tavares, responsável pela planilha e pela entrega desses valores. Secretária de funcionários da Odebrecht que são novos investigados dentro da operação lava Jato, ela foi presa nesta segunda.
Segundo a PF e o Ministério Público, o foco das investigações se divide em três grupos: um empresarial, responsável por pagamento de vantagens ilícitas; um operador de propina no âmbito da Petrobras; e o terceiro, o grupo que teria recebido valores já identificados no exterior em valores que ultrapassam US$ 7 milhões.
Ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva. Os mandados são cumpridos nos Estados da Bahia (Salvador e Camaçari), Rio de Janeiro (capital, Angra dos Reis, Petrópolis e Mangaratiba) e São Paulo (capital, Campinas e Poá).