Por ajuste fiscal, Barbosa pedirá empenho em votações de DRU e CPMF

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 01/02/2016

GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Na tentativa de destravar medidas do ajuste fiscal emperradas desde o ano passado no Congresso, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, se reunirá com a base aliada para pedir rapidez na tramitação de propostas de interesse do Palácio do Planalto.
O objetivo da iniciativa é tentar viabilizar para o primeiro semestre deste ano a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) e o retorno da CPMF, iniciativa que encontra resistências até mesmo em partidos que apoiam o governo da presidente Dilma Rousseff.
Nesta terça-feira (2), o ministro deve se reunir com líderes da base aliada na Câmara e, na próxima semana, deve se encontrar com os do Senado. A expectativa é de que os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) participem das reuniões.
Em discurso na primeira reunião do Conselhão, na última quinta-feira (28), a presidente ressaltou que tanto a prorrogação da DRU como a recriação da CPMF são medidas essenciais para conquistar "a estabilidade e o equilíbrio fiscal de médio e longo prazos".
O esforço do governo federal ocorre no momento em que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ameaça paralisar as comissões legislativas até que a Suprema Corte esclareça o rito do processo de impeachment da presidente.
A DRU tramita atualmente em comissão especial e a CPMF está parada desde o ano passado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).