Mantega e Miguel Jorge deverão depor em ação da Zelotes na semana que vem

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/01/2016

GABRIEL MASCARENHAS
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Dois ex-ministros, Guido Mantega (Fazenda) e Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), deverão depor na semana que vem, na ação penal relativa à Operação Zelotes.
Mantega deverá ser ouvido na quinta-feira, por videoconferência, em São Paulo. A confirmação da data depende apenas do aval da Justiça Federal local.
Também estava previsto para esta quinta (28) que o ex-ministro da Fazenda prestasse esclarecimentos à Polícia Federal, na capital paulista, como parte do inquérito da Zelotes.
Em relação a Miguel Jorge, a previsão é que ele deponha em juízo na segunda-feira, provavelmente em Brasília.
Ao ser ouvido pela PF, em dezembro, ele confirmou ter levado ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma demanda do lobista Mauro Marcondes, preso durante a Zelotes.
DEPUTADO
Relator de uma das medidas provisórias (MP) investigadas, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) prestará depoimento na ação penal em seu gabinete, no dia 17 de fevereiro.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo juiz da 10ª Vara Federal em Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, a pedido do próprio parlamentar, que tem direito a prestar os esclarecimentos na Câmara.
Ele foi arrolado com testemunha de três réus no processo: os lobistas Alexandre Paes dos Santos e Eduardo Valadão, além de Cristina Marcondes Mautoni.
Aleluia assinou a relatoria da MP 471, de 2009, que concedeu benefícios fiscais à indústria automotiva. Polícia Federal e Ministério Público Federal suspeitam que servidores públicos receberam propina para atuarem pela aprovação do projeto.