Morre Chico Amaral, 92, ex-deputado federal e ex-prefeito de Campinas

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/01/2016

VENCESLAU BORLINA FILHO
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) - Ex-deputado federal e ex-prefeito de Campinas, Francisco Amaral morreu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 92 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado em um hospital da cidade havia uma semana em razão de uma infecção urinária e uma pneumonia, e não resistiu.
Mais conhecido como Chico Amaral, foi deputado estadual antes de ser prefeito de Campinas por dois mandatos (1977/1982 e 1997/2000). Também foi, por seis vezes, deputado federal, sendo o autor da lei que permite aos trabalhadores a compra de imóvel com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Reconhecido por sua atuação junto à periferia e aos mais pobres, foi no seu segundo mandato que surgiu o Parque Oziel, uma das maiores ocupações da América Latina. O bairro, com histórico violento e de criminalidade, fica às margens da rodovia Santos Dumont e até hoje tem ruas de terra. Projetos tentam a urbanização da área.
Nesta sexta-feira (29), Amaral completaria 93 anos. Ele deixa a mulher, Marília, quatro filhas e netas. O enterro está previsto para as 16h30 no cemitério Parque Flamboyant. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), decretou luto oficial de três dias. Em nota, o político ressaltou que Chico Amaral deixa um legado para o país.