Quintão retira candidatura à liderança do PMDB e anuncia apoio a Picciani

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 22/01/2016

DÉBORA ÁLVARES E MARINA DIAS
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um dos primeiros a lançar candidatura à liderança do PMDB na Câmara, o deputado Leonardo Quintão (MG) desistiu de concorrer ao cargo nesta sexta-feira (22).
Incomodado com a aproximação do Palácio do Planalto de Hugo Motta (PB), que confirmou a candidatura essa semana, Quintão decidiu apoiar o atual líder, Leonardo Picciani -a quem o Planalto também buscou se aproximar.
O movimento do Planalto teve início após ver Picciani perder espaço na Casa e ver chances reais de o deputado pelo Rio de Janeiro não conseguir se reeleger.
Motta conta com o apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que decidiu lançar um terceiro candidato para retirar votos de Picciani.
Antes, o Planalto havia oferecido a Secretaria de Aviação Civil à bancada mineira do PMDB, na tentativa de cooptar apoio. Os peemedebistas mineiros apontaram o deputado Mauro Lopes para assumir a secretaria com status de ministério, e a presidente Dilma Rousseff esperava apenas um sinal de apoio para confirmá-lo ao cargo.
Sob pressão do Planalto, a bancada mineira decidiu nesta semana que não teria uma candidatura oficial. Diante do cenário, Quintão disse que manteria a candidatura de forma independente, decisão da qual recuou nesta sexta.
Dilma aguarda a eleição do líder do PMDB, seja Picciani ou Hugo Motta, para nomear o novo ministro da Aviação Civil. Segundo a presidente disse a auxiliares, ela "não tem pressa" para fazer o anúncio.