Oposição quer convocar lobista a depor sobre negócios com o Postalis

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 20/01/2016

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A oposição da Câmara dos Deputados quer convocar o empresário Milton de Oliveira Lyra Filho e o sócio dele, o investidor Arthur Pinheiro Machado, para depor na CPI dos Fundos de Pensão.
Conforme a Folha de S.Paulo revelou nesta quarta (20), os dois, que são investigados na Operação Lava Jato sob suspeita de intermediar pagamento de propina para o PMDB, operaram em empresas que captaram ao menos R$ 570 milhões do Postalis (fundo de pensão dos funcionários dos Correios).
Vice-líder da minoria na Casa, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), já protocolou um requerimento de convocação de ambos, por considerar que as transações entre o Postalis e os empreendimentos deles são "muito suspeitos e precisam ser investigados pela comissão".
Segundo o presidente da CPI dos Fundos de Pensão, Efraim Filho (DEM/PB), o pedido será tratado com prioridade, junto com o pedido de convocação do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, também protocolado por Jungmann semana passada, para que explicar trocas de mensagens com o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro.
"Na primeira ou na segunda sessão serão pautados todos esses requerimentos que dizem respeito a esses novos fatos que surgiram, que são graves", afirmou o deputado.
O Postalis registrou, nos últimos quatro anos, um rombo de R$ 5 bilhões. A PF aponta indícios de gestão temerária e crimes contra o sistema financeiro.