Ministro da Cultura, Juca Ferreira assume pré-candidatura em Salvador

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 14/01/2016

JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O ministro da Cultura, Juca Ferreira (PT), admitiu publicamente pela primeira vez que vai disputar a indicação do partido para ser escolhido como candidato à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais deste ano.
As declarações foram dadas pelo ministro à imprensa baiana nesta quinta-feira (14) durante a Lavagem do Bonfim, tradicional festa religiosa que serve como termômetro para a popularidade dos políticos.
Além de Ferreira, a cúpula petista da Bahia cita como pré-candidatos à sucessão do prefeito ACM Neto (DEM) o vereador Gilmar Santiago, o deputado federal Valmir Assunção e o senador Walter Pinheiro.
Pinheiro, contudo, já afirmou publicamente que não pretende disputar a prefeitura. Ele está afastado do dia a dia do partido e tem feito críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff.
O nome do ministro Juca Ferreira é visto com bons olhos pela cúpula do partido na Bahia, que vê na sua candidatura uma forma de reanimar as bases e resgatar bandeiras históricas do partido como as políticas culturais e de meio ambiente.
Juca já foi vereador em Salvador por duas vezes -entre 1993 e 1996 e entre 2000 e 2004.
Nas eleições de 2016, ACM Neto é considerado favorito para a reeleição. A base do governador Rui Costa (PT), contudo, assumiu uma estratégia de lançar várias candidaturas de partidos aliados para forçar um segundo turno.
Além dos petistas, devem disputar à prefeitura a deputada federal Alice Portugal (PC do B), a senador Lídice da Mata (PSB) e o deputado estadual Pastor Isidoro (Pros).