Petrobras afirma desconhecer investigações de órgãos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 13/11/2014
O esquema criminoso, segundo a PF, movimentou cerca de R$ 10 bilhões e teria tentáculos na estatal do petróleo - Foto: Divulgação

A Petrobras divulgou nota nesta quarta-feira (12) na qual afirma desconhecer que órgãos dos Estados Unidos tenham instaurado processos para investigar supostas irregularidades na estatal brasileira. Conforme a Gerência de Imprensa da empresa, a companhia não foi notificada da abertura de investigações.

Segundo relatório enviado pela consultoria brasileira Arko aos clientes em outubro, o Departamento de Justiça dos EUA, órgão que regula o mercado financeiro no país norte-americano, investiga se as denúncias de desvio de dinheiro da Petrobras infringiram a lei anticorrupção norte-americana e prejudicaram os acionistas da empresa com ações em Nova York.

No Brasil, a Petrobras se tornou alvo de investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal após ter sido deflagrada, em março, a operação Lava Jato, que investigou suposto esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O esquema criminoso, segundo a PF, movimentou cerca de R$ 10 bilhões e teria tentáculos na estatal do petróleo.

"Sobre as notícias veiculadas na imprensa, a  Petrobras esclarece que desconhece qualquer investigação que esteja sendo feita no âmbito do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) ou da Securities and Exchange Comission (SEC)", diz a Petrobras.

Com informações do G1 - Confira matéria completa AQUI