3 - Petrobras nega irregularidade em doação de Graça Foster a filhos

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 20/08/2014

SAMANTHA LIMA
RIO DE JANEIRO, RJ - A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, 60, iniciou o processo de doação de três imóveis para seus filhos em junho de 2013, informou a empresa - três meses depois, portanto, de o TCU ter iniciado as investigações sobre a compra da refinaria de Pasadena.
A empresa diz refutar "veementemente" a informação de que Graça tenha feito "qualquer movimentação patrimonial com intuito de burlar decisão do TCU" que tornou indisponíveis bens de 11 executivos devido à suposta responsabilidade deles em perdas no valor estimado de de US$ 792 milhões, causadas pela compra da refinaria.
Esta decisão do TCU foi anunciada em 23 de julho. Graça não faz parte dos 11, mas o TCU já havia avisado que corrigiria o erro.
A conclusão dos negócios ocorreu entre 20 de março e 9 de abril, diz a Petrobras. "É importante frisar que doações de bens são atos legítimos, previstos em lei e objetivam evitar futuros conflitos entre herdeiros", informou a companhia.
As doações de Graça, assim como as feitas pelo ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró, foram reveladas pelo jornal "O Globo", na tarde desta quarta-feira (18), pouco antes do início previsto para a sessão em que seria decidida a inclusão de Graça na lista dos executivos com bens indisponíveis.