Solidariedade "vira casaca" e troca PT por PMDB no Ceará

Autor: Da Redação,
terça-feira, 19/08/2014

FORTALEZA-CE - O partido Solidariedade (SD) mudou de lado na eleição do Ceará. A legenda, que inicialmente apoiava Camilo Santana (PT), resolveu migrar para a campanha de Eunício Oliveira (PMDB), que lidera as pesquisas no Estado com 47% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha da semana passada.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) na casa do presidente do partido no Estado, o deputado federal Genecias Noronha. Em nota, o SD disse que a "falta de diálogo com a coligação governista" foi o motivo da ruptura. A sigla também afirmou que o diretório nacional apoia a mudança - o partido é presidido nacionalmente pelo sindicalista Paulinho da Força, historicamente próximo ao PSDB.

Apesar da guinada, o SD continuará oficialmente fazendo parte da coligação "Para o Ceará Seguir Mudando", arquitetada pelo governador Cid Gomes (Pros) e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (Pros). Depois do registro da coligação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) não é mais possível modificar a formação da chapa.

Com isso, o tempo de TV cedido pelo partido (28 segundos) será utilizado na campanha do petista Santana. O candidato tem 8 minutos e 58 segundos no bloco da propaganda eleitoral - dois minutos e sete segundos a mais do que Eunício. A campanha eleitoral para os candidatos a governo em todos os Estados começa nesta quarta-feira (20).

O coordenador da campanha do PMDB, o vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena, diz que a aliança com o SD não prevê indicação de cargos em uma futura administração.

"Não foram estas as bases do acordo. Nem sequer falamos disso quando costuramos a aliança, embora seja natural que os partidos que participaram da eleição façam parte do governo", disse.

A campanha de Camilo Santana não comentou a saída do SD da coligação.